A verdade sobre aniversários

Esses dias foi meu aniversário. Quando era criança, eu era completamente obcecada por aniversários. Eu queria uma semana de total permissão para fazer tudo que desejasse e três dias de comemoração. Um com a família, um na escola e um com os melhores amigos. Mas os anos passam e, quando vi, já não podia mais faltar aula no grande dia, porque já havia me formado, e no trabalho ninguém dá a mínima se você nasceu naquele mesmo dia, anos atrás. Crescer, então, é meio triste. Eu já não preciso de permissão para fazer o que desejo (no máximo recebo uns conselhos e algumas broncas), e quanto menos eu precisar falar ao telefone para agradecer às felicitações, melhor. Mas esse ano foi um pouquinho diferente. Eu me deparei com os melhores amigos da vida toda nem se lembrando da minha data. Outros não se esforçaram nem pra disfarçar que, eles lembravam sim, mas simplesmente não estavam a fim de me parabenizar pelos meus anos de vida. O bicho pegou no quesito depressão de aniversário.
Existe toda uma ilusão ao redor de aniversários. Você completa tantos anos na terra e na vida das pessoas que te cercam, e por mais que você passe o ano inteiro pensando que nem é aquilo tudo, e agradecendo a Deus e ao mundo por te aturarem, naquele dia você espera ouvir “parabéns”.

Parabéns por ter engolido o choro quando o natural seria cair pra nunca mais levantar. Parabéns por ter levado o casaco que sua mãe falou pra levar, porque ia esfriar mais tarde. Parabéns por ter sido educado quando te humilharam. Sério, amigo, meus parabéns por ter deixado de sair sexta à noite pra alegrar minha fossa. Você merece esses anos vividos só por ter me amado quando eu te deixei de lado. Parabéns por ter tido coragem de ser quem você é, mesmo que ninguém entenda ou aceite. Parabéns por ter trocado de emprego quando deu na telha, e até por ter faltado ao meu aniversário sem desculpa alguma, só com um “não tava a fim”.

Não é ironia. Esse ano, com o meu aniversário, eu aprendi mais uma coisa difícil dessa vida. Noventa e nove por cento das pessoas que vão passar por você, só vão se lembrar da sua existência enquanto você tiver algo a oferecer. Enquanto você se doar até não poder mais. Enquanto você sair com elas incessantemente, porque se ficar em casa um dia sequer você já não vai ser tão parceiro assim. Você vai ser insubstituível enquanto for legal, divertido e descolado. Mas se você entrar em depressão e fazer do psiquiatra seu novo amigo, já não é tão admirável assim. Porque além de se doar, você tem que estar bem sempre. Os problemas do trabalho não podem te afetar. Os de família, então, nem se fala. Você precisa engolir o luto pela morte de um parente, porque se você não for forte, consequentemente você é fraco. E com esses anos de vida que completei esses dias, eu aprendi que não é bem assim.

Estar fraco não quer dizer que você não seja forte. E ter coragem de demonstrar fraqueza é nobre. Ser sincero e assumir que não vai sair porque não está a fim é mais legal do que sair por sair, sem querer estar lá. Ao mesmo tempo em que vi muitas pessoas se esquecendo de mim por eu não me esforçar para ser quem eu não sou, eu identifiquei amigos que me parabenizam todos os dias com suas amizades e vontade de estar comigo seja onde for.
Já fui fraca, já tratei mal quem não merecia, ignorei bons conselhos, não fui ao aniversário de amigos por não estar a fim, fui sincera. Mas também nunca tive vergonha de pedir perdão, nunca neguei um abraço nem desejei mal a quem quer que fosse. Já engoli luto, caí achando que não teria forças pra levantar, mas me levantei. Uma, duas, dez vezes. E assim segue porque, se Deus quiser, mais aniversários vêm por aí.


Sei que assim como eu, você se assustou ao ver que cresceu. E que às vezes é difícil se dar conta de que tem pouquíssimos amigos de verdade. Sei também que pode ser triste quando alguém não te deseja feliz aniversário no seu grande dia, mas queria dizer que você está de parabéns. Todos os dias. 

2 comentários:

  1. Ontem foi meu aniversário e eu me senti assim, totalmente descartável, como se eu nem existisse. Como se ninguém estivesse feliz por eu existir. Todos no meu trabalho sabiam do meu aniversário, mas apenas três me deram parabéns. E pior que já é o quarto ano seguido.

    Mas eu queria que você soubesse da alegria que senti ao ler seu texto. Principalmente o ultimo parágrafo.
    Obrigada, você acalmou meu coração. Um grande abraço!

    ResponderExcluir